NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE-HMFST
ATUAÇÃO DO NSP:
O Núcleo de segurança do Paciente (NSP) foi criado em 2013 por determinação do Ministério da Saúde (portaria 529). Seu funcionamento é regulamentado pela ANVISA (RDC36/2013).
Nossa missão é promover e apoiar a implementação das ações voltadas à segurança do paciente no HMFST e fortalecer a cultura de segurança na instituição.
Segurança do Paciente se refere à redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável, para tanto o HMFST utiliza as 6 metas Internacionais de Segurança do Paciente.
Entre outras atividades, o NSP atua na análise das queixas dos eventos adversos.
O QUE É EVENTO ADVERSO? Qualquer incidente associado ao processo do cuidado que resulta em dano não intencional ao paciente.
NOTIFICAÇÃO:
A notificação é sigilosa, não sendo necessária a identificação do profissional. Todos os profissionais do HMFST podem notificar.
Para que servem os dados das notificações? Para que as mesmas auxiliem na gestão hospitalar, produzindo indicadores e monitoramento de metas, para melhorar a qualidade da assistência à saúde prestada aos nossos usuários.
As notificações podem ser realizadas via urnas instaladas no 1º e 4º andar através de impresso próprio.
NOTIFIQUE, VOCÊ PODE SER A DIFERENÇA!
EVENTOS:
ü Mensalmente, toda última quarta-feira, às 10h, no auditório, o NSP reúne-se para discutir o Programa de Segurança do Paciente. Reunião aberta a participação de todos.
ü Neste mês de setembro estamos indo aos setores trabalhar o protocolo de prevenção de quedas.
0 comentários:
Postar um comentário