quinta-feira, 16 de abril de 2015

CASO CLÍNICO

A Drª e preceptora Claudia Helena estava orientando a Drª e aluna Cecilia Macieira ambas do curso de pós-graduação de medicina interna desta unidade. 
V.E.L.R., 10 anos, masculino, nascido de parto natural, APGAR 1/5/7. Permanecer internado na UTI neonatal durante 20 dias, devido a asfixia perinatal. Deu entrada nesta unidade com quadro de desconforto respiratório importante, permanecendo hospitalizado durante 14 dias, tendo recebido tratamento com penicilina cristalina seguida de amoxicilina + clavulanato endovenoso. Retornou após 4 dias, com quadro de taquipnéia, desconforto respiratório leve, ausculta pulmonar com roncos e sibilos difusos. Foi reinternado com suspeita de pneumonia por broncoaspiração. No momento está em uso de cefepime endovenoso, tendo apresentado melhora clínica significativa. No entanto, após várias tentativas de reintrodução da dieta via oral, observamos incoordenação da deglutição no momento, aguarda parecer da fonoaudiologia para avaliar a necessidade de gastrostomia.


0 comentários:

Postar um comentário

As postagens e comentários aqui publicados são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.Os editores reservam-se o direito de excluir conteúdo ofensivo ou meramente promocional.