terça-feira, 28 de junho de 2016

CENTRO COLABORADOR EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA ENSP - FIOCRUZ INFORMA

Epidemia de microcefalia, declarada emergência de saúde pública no Brasil, recrudesce o combate ao Aedes aegypti, maior responsável pela transmissão do Zika vírus.

Entrevista exclusiva ao Cecovisa, feita por e-mail em 24/03/2016. Claudio Maierovitch Pessanha Henriques é médico graduado pela Universidade de São Paulo (USP)
, especialista em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde e Mestre em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP. Foi diretor-presidente e diretor adjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2003-2005 e 1999-2002 respectivamente).

Fosfoetanolamina, a improvável aposta do MCTI.


Francisco J.R. Paumgartten*


Nos países desenvolvidos, substâncias químicas se tornam medicamentos após percorrer longo caminho e serem submetidas a testes farmacológicos e toxicológicos. No caso da fosfoetanolamina, a evidência científica de ‘atividade antineoplásica’ em que se baseiam as decisões para autorização de uso mesmo sem registro sanitário, resume-se a demonstração de atividade citotóxica e indução de morte celular.


Qual é o limite de contaminantes em alimentos infantis?


Para estabelecer os limites máximos tolerados de contaminantes (arsênio, cádmio, chumbo e estanho) em alimentos infantis, a Anvisa publicou na terça-feria (21/6), a Consulta Pública (CP 209/2016), sobre contaminantes inorgânicos em alimentos infantis, no Diário Oficial da União.
As contribuições poderão ser enviadas entre 26 de junho a 26 de agosto de 2016.
A Resolução RDC n 42, de 29 de agosto de 2013, que estabelece os


Edição especial de revista da Opas objetiva o fortalecimento da regulação sanitária nas Américas


A revista proporciona evidências científicas atualizadas sobre regulação sanitária de medicamentos e outras tecnologias sanitárias. Esta nova informação ajudará os organismos regulatórios a tomar decisões, expandir seu alcance regulatório e conhecer outras experiências.

Uma edição especial da Revista Pan-Americana de Saúde Pública da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), publicada com o apoio da Food and Drug Administration (FDA-EUA), foi lançada ontem, em solenidade na sede da instituição, em Washington, DC (EUA).









Fonte: ENSP/FIOCRUZ







0 comentários:

Postar um comentário

As postagens e comentários aqui publicados são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.Os editores reservam-se o direito de excluir conteúdo ofensivo ou meramente promocional.