segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Centro Colaborador EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA da Ensp - Fiocruz

Farmacopeia terá aumento de 50% no total de monografias


A Farmacopeia Brasileira reúne requisitos de segurança e qualidade de medicamentos. A utilização de requisitos internacionais e de metodologias avaliadas pela Anvisa também são seguros.



Anvisa reconhece mais dois organismos auditores



A Anvisa reconhece dois organismos auditores no Programa de Auditoria única em Produtos para a Saúde (MDSAP – Medical Device Single Audit Program).

O reconhecimento das duas empresas Intertek Testing Services NA Inc. e TUV SUD America Inc. pode ser renovado se as instituições seguirem os requisitos estabelecidos pelo MDSAP. Pode ser revogado a critério da Anvisa e tem validade de quatro anos.

As empresas estão localizadas em Massachusetts (MA), Estados Unidos.



Anvisa terá processo para tornar conteúdos mais acessíveis aos usuários


Informações atualizadas e fieis à regulamentação sanitária vigente. Este é o objetivo da portaria 208/2017- Anvisa que trata dos procedimentos para atualização de informações no portal e na Central de Atendimento da Agência. A nova regra publicada nesta segunda-feira (6/2), no Boletim de Serviço interno, busca garantir que toda a informação que a Anvisa fornece à sociedade esteja correta e não gere dúvidas para os usuários dos serviços da instituição.


Rotulagem de lactose em alimentos tem regra publicada


Presença de lactose deverá ser declarada no rótulo dos alimentos de forma clara e legível para o consumidor.


Noz da Índia está proibida no Brasil


Anvisa proíbe uso e venda de produtos que contenham Noz da Índia e Chapéu de Napoleão. Utilizados para emagrecer, sementes são tóxicas e não têm registro na Agência.
A partir desta terça-feira, dia 7 de fevereiro, por determinação da Anvisa, fica proibida, em todo o território nacional, a fabricação, a comercialização, a distribuição e a importação de Noz da Índia (Aleurites moluccanus) e do Chapéu de Napoleão (Thevetia peruviana) como insumos em medicamentos e alimentos e em quaisquer formas de apresentação.



Projeto obriga bancos de sangue a realizarem teste do vírus da zika em doadores


O deputado Sebastião Rezende (PSC) apresentou projeto de lei que obriga os bancos de sangue ou hemocentros a realizarem o teste do vírus do Zika nos doadores e, caso diagnosticado por critério clínico ou laboratorial, não poderão doar sangue por 60 dias.


A proposta tem caráter preventivo e segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomendou preliminarmente os serviços de transfusão de sangue em regiões afetadas pelo zika vírus, dentre elas, o Brasil.





0 comentários:

Postar um comentário

As postagens e comentários aqui publicados são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.Os editores reservam-se o direito de excluir conteúdo ofensivo ou meramente promocional.